D. Pedro I (SP-065)

Uma das principais rodovias do Estado, a rodovia D. Pedro I (SP-065) começou a ser planejada no início da década de 60. Sua construção integrava o plano rodoviário estadual, que vislumbrava uma rodovia que permitisse a ligação mais curta entre as rodovias Anhanguera (SP-330) e Dutra (BR-116), sem a necessidade de tráfego pelos municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Com 145,5 km de extensão, a D. Pedro I garante a ligação entre o Vale do Paraíba e a Região Metropolitana de Campinas. Seu traçado tem início em Jacareí, na interseção com a rodovia Carvalho Pinto (SP-070); e segue até Campinas, no entroncamento com a Anhanguera.

Além de executar a manutenção periódica do pavimento de toda extensão da rodovia, a Rota das Bandeiras concluiu em dezembro/2020 as obras para construção das marginais da D. Pedro I, no trecho urbano de Campinas, entre o km 129 (trevo da Leroy Merlin) e o km 145+500, no entroncamento com a Anhanguera. O investimento da Concessionária nessa obra foi de R$ 186,8 milhões (base Julho/2020).

Além das obras nas marginais, a Concessionária trabalhou na modernização dos trevos. As principais intervenções executadas pela Rota das Bandeiras na região de Campinas foram iniciadas em março de 2010 e, desde então, a Concessionária já concluiu a implantação do Trevo da Leroy Merlin, no km 129; a alça de Sousas, no km 125+800; e remodelou a entrada de Barão Geraldo, com a criação de cinco novas alças e a elevação do Tapetão.

Já em dezembro/2019, a Concessionária concluiu as obras de remodelação dos trevos Galleria (km 131) e Carrefour (km 133), além da recuperação e alargamento para implantação de acostamento no viaduto do Sam's Club (km 132), passagem inferior da Maria Fumaça e Ponte Anhumas. Por fim, em dezembro/2020 foi entregue a aguardada obra de remodelação do Trevo dos Amarais, que contribuiu para resolver um antigo gargalo do trânsito local.

O planejamento da Rota das Bandeiras prevê ainda a remodelação do trevo de acesso à rodovia Governador Adhemar de Barros (SP-340) - obra já concluída, cuja liberação aos motoristas está condicionada à execução de outras melhorias na região, sob responsabilidade de estabelecimento privado instalado no início da SP-340.

No segundo semestre de 2022, a Concessionária iniciou as obras para implantação da 3ª faixa da rodovia, no trecho de Atibaia. Serão construídas faixas adicionais nos dois sentidos da via, ampliando a capacidade de fluxo em uma região com grande volume de tráfego, sobretudo pelo entroncamento com a rodovia Fernão Dias (BR-381). A previsão da Concessionária é de que as novas pistas, no trecho entre os km 74 e 80, do entroncamento com a Fernão Dias até a praça de pedágio de Atibaia, serão liberadas ao tráfego durante o primeiro semestre de 2024.. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083)

O anel viário foi projetado na década de 90 para criar uma nova alternativa de tráfego na região de Campinas, com a retirada do fluxo de passagem do sistema viário municipal.

Inaugurado em 2001, o trecho leste do anel viário contava originalmente com 12 km de extensão, fazendo a ligação entre as rodovias D. Pedro I (SP-065) e Anhanguera (SP-330). A rodovia homenageia José Roberto Magalhães Teixeira, prefeito de Campinas nas décadas de 80 e 90 e morto em 1996.

Com a Concessão, a rodovia recebeu fortes investimentos para ampliar a sua extensão em mais 9,8 km, até até as proximidades do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Os trabalhos foram divididos em duas etapas. A primeira intervenção, com 5,8 km de extensão, contempla o trecho entre as rodovias Anhanguera e dos Bandeirantes (SP-348). A Rota das Bandeiras investiu R$ 183,2 milhões na execução das obras deste trecho, que foram iniciadas em junho/2013 e concluídas em dezembro/2015.

A segunda etapa do projeto, garantindo sua ligação entre a rodovia dos Bandeirantes e a rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324), popularmente conhecida por Vinhedo-Viracopos, foi iniciada em dezembro/2017 e concluída em janeiro de 2022. O investimento da Concessionária somente neste trecho foi de R$ 100,7 milhões (base Julho/2021).

Agora, com 22km em sua extensão, o anel viário passa a conectar a região do Campo Belo às três principais rodovias de Campinas. Em trechos mais movimentados, a rodovia chega a receber um tráfego diário superior a 50 mil veículos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Zeferino Vaz (SP-332)

Inaugurada em 1981, a rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) tem 81 km de extensão e faz a ligação entre as cidades de Campinas, Paulínia, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Conchal e Mogi Guaçu.

Conta com fluxo intenso de veículos, por fazer a ligação no trecho popularmente conhecido por "Tapetão", entre o Centro de Campinas e o distrito de Barão Geraldo, onde está a Unicamp; e também por garantir acesso ao polo petroquímico de Paulínia.

A rodovia homenageia o médico Zeferino Vaz, idealizador e fundador da Unicamp, universidade da qual foi reitor por 12 anos, entre 1966 e 1978.

A homenagem a Zeferino Vaz, no entanto, é recente. Até 2010, a SP-332 era denominada General Milton Tavares de Souza. A mudança da nomenclatura foi autorizada depois da aprovação de projeto de Lei do deputado estadual Milton Flávio (PSDB), que contestava a homenagem a um militar que, supostamente, teria apoiado a ditadura no país, entre 1964 e 1985.

O Trevo de Barão Geraldo foi completamente remodelado e cinco novas alças, além da elevação do Tapetão, acabaram com os conflitos viários existentes na região. O novo trevo foi entregue em outubro/2014 depois de receber investimento total de R$ 8,7 milhões.

A Rota das Bandeiras também investiu na duplicação de pistas da rodovia, no trecho entre os municípios de Engenheiro Coelho e Conchal. A primeira etapa da duplicação, no trecho entre os km 176 e 180, em Conchal, foi entregue em março/2019. Já a segunda etapa, do km 164 ao km 176, foi concluída em março/2021. O investimento da Rota das Bandeiras nesta etapa dos trabalhos foi de R$ 113,7 milhões (base Julho/2020).

Outro importante investimento previsto para a rodovia é a implantação das pistas marginais entre os km 114 e 125, do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, até Paulínia. As obras no local foram iniciadas no segundo semestre de 2022, com a construção de uma passagem de fauna na altura do km 117, e a segunda etapa das obras é executada desde agosto/2023, no trecho entre os km 121 e 125, em Paulínia. O investimento total da Rota das Bandeiras nessa obra é R$ 141,8 milhões (base Julho/2023) e a previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2026.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Engenheiro Constâncio Cintra/João Cereser (SP-360)

A Rota das Bandeiras é responsável pelo trecho com 19,3 km de extensão das rodovias Engenheiro Constâncio Cintra/João Cereser (SP-360) que fazem a ligação entre os municípios de Itatiba e Jundiaí. Este trecho da rodovia, entre os km 67 e 81, foi totalmente duplicado, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade local.

A Rota das Bandeiras investiu R$ 221,28 milhões nas obras de duplicação da SP-360. A rodovia ganhou novos trevos de acesso e viadutos, trazendo muito mais conforto e segurança aos usuários.

O trecho da rodovia conhecido como João Cereser, entre os km 62 e 65, teve obras de implantação de marginais concluído em dezembro/2022. O investimento de R$ 48 milhões contemplou também a remodelação de dispositivos de acesso. A construção de vias auxiliares melhorou as condições de tráfego no acesso às rodovias Vereador Geraldo Dias (SP-332), Dom Gabriel (SP-300) e Anhanguera (SP-330), assim como para importantes avenidas do município, como Luís Latorre, Armando Giassetti e Alberto Rodrigues de Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Romildo Prado (SP-063)

O trecho da rodovia Romildo Prado (SP-063) com 15,7 km de extensão entre os municípios de Itatiba e Louveira está sob responsabilidade da Rota das Bandeiras.

Além do contínuo investimento nas obras de recuperação especial do pavimento - dois ciclos de investimento já foram executados -, a rodovia recebeu obras de duplicação no trecho entre os km 0 e 2+300, do entroncamento com a Anhanguera até o trevo de Louveira. A obra foi concluída em janeiro/2019, com investimento total de R$ 47,7 milhões (base Julho/2018). Além da duplicação, os trabalhos também contemplaram um novo trevo em desnível no km 0+800, a melhoria do trevo localizado na altura do km 1+800, assim como a implantação de uma passarela no mesmo local.

Outra intervenção concluída foi a implantação de uma faixa adicional entre os km 8+100 e 10 da rodovia para ampliar as condições de segurança e conforto oferecidas aos usuários da rodovia.

Também foram investidos cerca de R$ 11 milhões nas obras de remodelação do acesso à estrada municipal Monterrey, no trevo do Arataba, na altura do km 7 da rodovia; e na implantação de duas novas passarelas, nos km 3, em Louveira, e 12, em Itatiba.

No segundo semestre de 2022, a rodovia foi beneficiada com a implantação de faixas adicionais em trechos de Louveira e Itatiba, visando ampliar a segurança dos usuários. O investimento nessas intervenções, que contemplam trechos do km 2+100 ao km 3+500 e do km 4+100 ao km 5+250, em Louveira, além dos km 15 ao 15+700, em Itatiba, foi de R$ 24,7 milhões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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